sexta-feira, 19 de junho de 2009

Estudo de Caso

O uso do feedback nas aulas de Lingüística Teórica: estudo de caso

Arquivo em PDF.
http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2005/4publica-estudos-2005-pdfs/o-uso-do-feedback-509.pdf?SQMSESSID=a38ffc79c82bcbe561e1c641326fd16c

RESUMO
Este trabalho se propõe a mostrar a utilidade do feedback para a
definição de metodologias de ensino de Lingüística Teórica. Para isso, analisa
as notas dos alunos antes e depois da reformulação da metodologia a partir da
aplicação do feedback.

Curiosidades

Dicas para um feedback positivo

Evite a falta de paciência e a ansiedade;
● Tenha o máximo de respeito com o outro lado;
● Entenda o quanto é difícil se preparar para o feedback, independentemente se você que irá fazer ou receber a avaliação;
● Baseie-se em fatos concretos;
● Substitua palavras negativas. Por exemplo, em vez pontuar críticas ou pontos negativos, use pontos a desenvolver;
● Anote o que for apontado durante a reunião para que os pontos positivos sejam mantidos e os pontos a desenvolver sejam trabalhados;
● O gestor deve criar um clima de empatia com o funcionário;
● O subordinado deve estar preparado para ouvir e não deve ficar se justificando;
● Faça uma auto-avaliação sobre as informações colhidas;
● Rediscuta, quando houver essa liberdade, com o superior as questões repensadas.

Disponível em: http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?id=17193
Acessado em: 22 de junho de 2009 às 11:45


Os dez "mandamentos" para a eficácia do feedback


1) Deve ser específico e não genérico.
2) Deve descrever a situação e não avaliar e julgar o receptor.
3) Deve levar em consideração as necessidades do receptor.
4) Deve ser dado no tempo certo e na hora certa.
5) Deve ser dirigido para aspectos sobre os quais o receptor tenha controle.
6) Deve assegurar uma comunicação clara e direta.
7) Deve ser realizado no local adequado.
8) Deve focalizar o comportamento, não as pessoas.
9) Deve falar por você e não por todos.
10) Deve assegurar ao receptor a oportunidade de falar. Ouça.
Janete Knapik

Referência:
KNAPIK, Janete. Administração geral de recursos humanos.
2. ed. Curitiba: Xbpex, 2005.


Comédia - "Eu odeio feedback de tudo"
Vamos descontrair!!




Apenas uma sátira sobre o tema e o quanto atualmente no mundo corporativo, há um exagero dos feedbacks de todas as ações.


Pensamentos

“A auto-ilusão é... uma armadilha poderosa, desvirtuando nossas tentativas de nos avaliarmos. Graças a ela,atribuímos um peso maior ao que confirma nossa auto-imagem distorcida e ignoramos o que vai de encontro a ela. É como se olhar em um espelho embaçado: fica difícil enxergar quem somos de fato. A maneira mais óbvia de corrigir distorções de auto-percepção seria receber um feedback daqueles que nos cercam".
Daniel Goleman

Livros



Drucker “O Homem que Inventou a Administração” – Peter F. Drucker



Neste livro o autor diz que o executivo deve estar atento ao feedback para que em muitas decisões se consiga alcançar o resultado previsto. A análise do feedback para descobrir seus próprios pontos fortes e fracos foi inventada no século XIV por um teólogo alemão. Apartir desta análise o executivo deve concentrar-se em seus pontos fortes e aprimorar suas forças, o feedback também é essencial para corrigir maus hábitos, com isso é possível que cada membro exerça seu autocontrole. São chamadas organizações baseadas em informação aquelas que dirigem e disciplinam o próprio desempenho por meio do feedback dos colegas, dos clientes e da alta administração.




Coaching para Executivos (2ª edição)- Armênio Rego, Miguel Pina e Cunha



O livro trabalha o feedback como importante forma de alcançar a liderança. Um bom executivo deve proporcionar o feedback a seus colaboradores. Um líder não aprenderá com os erros se não aceitar as criticas de modo emocionalmente maduro e responsável ou se não obtiver feedback de seu desempenho.