quinta-feira, 18 de junho de 2009

Filmes



Filme: Coach Carter – Treino para a vida



Historia de um treinador de basquete que deseja transformar a vida de garotos de uma escola da periferia da Califórnia utilizando o esporte e a educação. Ele sofreu uma mistura de criticas e elogios ao tomar a atitude de afastar seus jogadores das quadras de basquete, mesmo sendo um time vitorioso, porque as notas acadêmicas da equipe não estavam satisfatórias. Fazia com que os garotos chegassem ao limite do corpo, da mente, da alma... Realmente se importava com aqueles garotos.Era absolutamente transparente, trabalhava o processo de feedback de forma brilhante: ”o que você faz bem... o que você não faz bem e como pode fazer”.






Filme: Escritores da Liberdade



O filme aborda a problemática de uma professora, numa escola dos Estados Unidos na qual esta estava situada em uma zona urbana que ocorria uma forte divisão racial. Esta realidade imprudente e retrógrada gerou acontecimentos bastante desagradáveis a toda sociedade da região.
A professora ao tentar seguir sua vocação, de ensino para jovens e adolescentes, se deparou com problemas de proporções inimagináveis antes da sua própria inicialização na escola. Os alunos eram vândalos com toda a estrutura do bairro e escola, e se digladiavam com todos aqueles “diferentes” do seu círculo de pessoas, porque a composição daquela sociedade era muito diversificada, com orientais, latinos, negros e os próprios brancos. Além de muitos estarem envolvidos nos setores mais criminosos, como o de assassinatos e de tráfico de drogas.
Mas diante de todos os percalços enfrentados a professora não desanimou e continuou enfrentando a extrema dificuldade que era trabalhar naquela escola e especificamente na sala do primeiro ano, dos ditos “não avançados”. Ela utilizou de técnicas para interagir entre os alunos e a primeira dinâmica foi a de saber e conseguir ter o feedback daqueles jovens, conseguiu agir muito bem, mostrando uns aos outros as realidades que cada um passou e passava, no que diz respeito a morte, morte dos amigos, da família e o quanto isso era em vão e do quanto bárbaros, eles estavam sendo, comparado a perseguição aos judeus na época de Hitler, com toda a descriminação racial.
Ao julgar os aspectos relevantes sobre a administração ou gestão de pessoas, ela conseguiu liderar perfeitamente, adotando técnicas de valorizar perfeitamente os recursos humanos, dando-lhes livros novos e não usados e acabados. Trouxe a dinâmica positiva, com a criação de diários individuais para que estes o expusessem todas as fragilidades e defeitos, mas dando oportunidade de mostrar também seus lados positivos na vida (feedback). E por fim o fator motivacional trazendo aulas de história e sua comparação com a vida atual, correlacionando-os, além de levá-los a um museu virtual que traz a principal história das descriminações raciais, o holocausto, e sua correlação mais uma vez com a realidade atual no qual eles eram os protagonistas.
Nem seus aspectos pessoais como a perda de seu marido em troca de sua dedicação a sua vocação de ensinar a jovens e adolescentes, a fez se render ao que ela se propôs terminar, com muita organização e valorização dos recursos humanos, dando-lhes a chance de contar um pouco (feedback) do que eles passavam e do que eles em linhas gerais eram ou podiam ser.

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